ACORDO DE PARIS:
Acordo aprovado por 195 países, na 21ª Conferência das Partes (COP 21), em Paris, no qual foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça de mudança do clima, delegando aos países a responsabilidade de cada um em reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável.
O compromisso ocorre no sentido de fazer esforços para limitar o aumento da temperatura da Terra em 1,5°C.
Esse é um dever de todos nós, não só do Estado, devendo também a iniciativa privada participar e ser protagonista nessas mudanças para se atingir esse Objetivo.
E qual a meta do Brasil?
Na 28ª Conferência das Nações Unidas para o clima (COP 28), realizada em Dezembro de 2023, em Dubai, O Brasil apresentou uma atualização de sua meta própria de redução da emissão de gases de efeito estufa. A proposta apresentada foi de 48% de redução nas emissões desses gases até 2025 e de 53% de redução até o final de 2030.
ISO 14001: Essa ISO é uma norma internacional mais reconhecida para sistemas de gestão ambiental. Ela fornece uma estrutura por meio da qual uma organização pode entregar melhorias de desempenho ambiental e especifica os requisitos para que uma organização identifique e compreenda de forma proativa os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços e os impactos ambientais associados.
ISO 14064: É uma norma técnica internacional (ou uma diretriz) pelas quais empresas podem ser verificadas, com o objetivo de monitorar as suas emissões de gases de efeito estufa. Trata-se de uma maneira de gerenciar as emissões, além de demonstrar ao mercado a preocupação que o negócio tem com a sustentabilidade, garantindo que sua empresa esteja alinhada com as boas práticas do combate à emissão de gases de efeito estufa.